Clube Almirante Barroso

A chegada do futebol impulsionou o desenvolvimento do remo em Pernambuco. E a curiosa influência tinha lógica. Os treinamentos de futebol, ou ensaios, eram realizados, normalmente, de madrugada. E após os treinos, para evitar o ócio, os jovens atletas aproveitavam para recreios náuticos, como costumavam chamar, no Rio Capibaribe.

Acontece que o remo era praticado, em maioria, por ingleses e brasileiros. Os portugueses, mesmo tendo maior número no Brasil do que outros estrangeiros exerciam atividades profissionais mais modestas. E, principalmente por isso, não tinham muitas chances de se integrarem aos jovens futebolistas ou remadores.

Veio daí a reação de se fundar o Clube Almirante Barroso, incentivado pela colônia portuguesa, principalmente por alguns comerciantes de médio porte. Isso ocorreu no dia 5 de abril de 1909, A nova agremiação praticaria remo e futebol.

A idéia foi recebida com euforia pelos dirigentes do Sport e Náutico, Tanto que colaboraram para a fundação do novo clube, dentro do possível.

Comments are closed.