Santa Cruz Futebol Clube

Foi criado por um grupo de 11 meninos do Recife. A idéia do nome “Santa Cruz” adveio em razão ao pátio da Igreja de Santa Cruz, onde, este grupo de jovens, com idades entre 14 e 16 anos, costumava jogar futebol, afinal, naquela época não existiam campos.

Os fundadores do clube reuniram-se em 3 de fevereiro de 1914, na Rua da Mangueira n° 2, distrito da Boa Vista, por volta das 19 horas. Estiveram presente os senhores Quintino Miranda Paes Barreto, José Luiz Vieira, José Glacério Bonfim, Abelardo Costa, Augusto Flankin Ramos, Orlando Elias dos Santos, Alexandre Carvalho, Oswaldo dos Santos Ramos, Luiz de Gonzaga Barbalho Uchôa Dornelas Câmara.

A primeira diretoria do Santa Cruz ficou assim estabelecida:

Presidente: José Luís Vieira

Vice-presidente: Quintino Miranda Paes Barreto

Primeiro secretário: Luís de Gonzaga Barbalho

Diretor de Esportes: Orlando Elias dos Santos

Em uma assembléia extraordinária, a Liga Pernambucana de Desportos Náuticos convocou seus dirigentes, no dia 31 de março de 1922, exclusivamente para filiar o Santa Cruz, cujos associados já praticavam remo, porém, sem nenhum vínculo com a entidade.

O Santa Cruz só veio a adotar o remo como mais uma de suas modalidades por apenas 3 anos, quando abandonou as competições.

Comments are closed.